quinta-feira, 15 de março de 2018

Carcinoma Epidermóide. Entenda!

Os gatos brancos ou de outras cores com orelhas brancas são os maiores candidatos a terem no decorrer de sua vida pela constante exposição à luz solar a dermatite solar das pontas das orelhas. Da mesma forma essa lesão da pele ocorre com as pessoas que se expõem demais ao sol sem protetor solar.

Essa agressão constante dos raios ultra violeta poderão transformar essa dermatite em uma lesão maligna chamada Carcinoma Epidermóide e daí se espalhar através de lesões à distância chamadas metástases para outras partes do corpo e colocar a vida do animal em risco.

O gato que recebemos já tinha mais de 10 anos de idade e foi cronicamente castigado por raios ultravioleta levando a formar um tumor primeiro na orelha direita a qual já tinha sido amputada mas que teve nova recidiva do processo conforme mostram as fotos do caso e agora quando recebemos este animal a orelha esquerda tinha iniciado uma profusa hemorragia em sua extremidade motivado por um tumor mais agressivo que o primeiro da outra orelha.

Os tumores de pele representam nos gatos 15 a 20% de todos os tumores que afetam esta espécie sendo que o Carcinoma Epidermóide é o 3º tumor de pele mais comum em felinos sendo que a preferência destes tumores é pela pele do focinho, orelhas,pálpebras e lábios.

O tratamento foi recusado pelo proprietário pois uma cirurgia foi feita e como não lhe foi informado que o animal deveria ser retirado do acesso a luz solar e que deveria usar protetor solar sempre que o animal estivesse fora de casa, ele não se dispôs agora com a outra orelha bastante acometida fazer uma nova cirurgia bilateral pois a primeira já estava com outra pré lesão maligna retornando e além disso exames de classificação histológica do tumor deveriam ser realizados para possíveis tratamentos posteriores. Outros exames de laboratório como exames de sangue e ultrassom para melhor avaliação do animal teriam que ser feitos mas ele também se recusou a fazer e optou pela eutanasia.




Gostaríamos então de mostrar através do relato desse caso que as pessoas que tem gatos brancos ou de orelhas brancas estivessem sempre atentos para lesões de vermelhidão na pele dessa região e procurassem utilizar protetor solar nessas áreas ou melhor ainda limitassem o contato desses animais com a luz do sol.

Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.
Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544

Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG