Recebemos de um criador conservacionista uma ARARAJUBA (Guaruba guarouba) que teve uma compressão crônica de uma das patas devido a uma anilha mal colocada levando a quase completa perda da circulação e possibilidade de necrose tecidual.Tivemos que serrar a anilha com equipamento odontologico - caneta de alta rotação - para conseguir retirar a mesma sem levar a lesões do tecido já bastante comprometido.
Também fizemos com o mesmo equipamento o desbaste do bico que levava a impossibilidade de se alimentar corretamente.
O procedimento contou com a fundamental colaboração do Dr. Luiz Cláudio Sofal da clínica ZOODONTO aonde o procedimento foi realizado.
Esta ave está enquadrada como ameaçada de extinção,e é uma espécie endêmica ou seja de ocorrência restrita a uma certa região geográfica. Seu alimento predileto é o açaí e vivem em grupo de 4 a10 indivíduos como é a rotina da maioria dos psitacídeos. A área de ocorrência vai do Maranhão ao oeste do Pará e Rondônia. Procuram fazer ninhos em buracos de arvores ou barrancos e são aves alvos de traficantes sendo este um dos motivos da sua diminuição na natureza.
Outros locais de ocorrência da AraraJuba: Sudeste de Amazonas, Nordeste do Pará.
Outros alimentos consumidos além do Açaí: Cajú e Murici.
Esta ave se reproduz bem em cativeiro, mas o conhecimento da sua biologia (Reprodução, nutrição e hábitos de comportamento) ainda precisam ser bastante pesquisados para salvar o maior número possível de indivíduos para que esta ave saia da lista de ameaçados de extinção.
Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.
Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544
Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG







