quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Procedimento cirúrgico em uma ARARAJUBA devido a uma anilha mal colocada

Recebemos de um criador conservacionista uma ARARAJUBA (Guaruba guarouba) que teve uma compressão crônica de uma das patas devido a uma anilha mal colocada levando a quase completa perda da circulação e possibilidade de necrose tecidual.

Tivemos que serrar a anilha com equipamento odontologico - caneta de alta rotação - para conseguir retirar a mesma sem levar a lesões do tecido já bastante comprometido.

Também fizemos com o mesmo equipamento o desbaste do bico que levava a impossibilidade de se alimentar corretamente.

O procedimento contou com a fundamental colaboração do Dr. Luiz Cláudio Sofal da clínica ZOODONTO aonde o procedimento foi realizado.

Esta ave está enquadrada como ameaçada de extinção,e é uma espécie endêmica ou seja de ocorrência restrita a uma certa região geográfica. Seu alimento predileto é o açaí e vivem em grupo de 4 a10 indivíduos como é a rotina da maioria dos psitacídeos. A área de ocorrência vai do Maranhão ao oeste do Pará e Rondônia. Procuram fazer ninhos em buracos de arvores ou barrancos e são aves alvos de traficantes sendo este um dos motivos da sua diminuição na natureza.

Outros locais de ocorrência da AraraJuba: Sudeste de Amazonas, Nordeste do Pará.
Outros alimentos consumidos além do Açaí: Cajú e Murici.

Esta ave se reproduz bem em cativeiro, mas o conhecimento da sua biologia (Reprodução, nutrição e hábitos de comportamento) ainda precisam ser bastante pesquisados para salvar o maior número possível de indivíduos para que esta ave saia da lista de ameaçados de extinção.


Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.

Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544

Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cães e gatos também podem ter hipertensão arterial. Fique atento!

Assim como os humanos, cães e gatos, principalmente os mais velhos, também podem ter hipertensão arterial. Os felinos recentemente tem sido diagnosticados com alterações cardiológicas importantes como hipertesão arterial que por sua vez em muitos casos tem como causa alterações hormonais como o hipertireoidismo.

Por ser uma doença silenciosa,a identificação da hipertensão bem como os fatores de risco, muitas vezes dependeram de exames periódicos realizados pelos médicos veterinários, que avaliarão o coração, vasos sanguíneos, cérebro, dentre outros órgãos. Como não é a rotina especialmente de criadores de gatos que historicamente não gostam de submeter seus animais a picadas de agulhas e exames de imagem alegando stress e sofrimento, por esse motivo também essas doenças tem crescido em frequência e infelizmente em gravidade de evolução, nos diagnósticos das clínicas veterinárias atualmente.

Alimentações desbalanceadas e nutricionalmente deficientes junto com o sedentarismo e a obesidade, além da hereditariedade, podem ser fatores importantes no surgimento da hipertensão arterial.

Para se constatar  a hipertensão arterial utiliza-se a medição da Pressão arterial como feita em seres humanos além da eletrocardiografia e/ou ecodopplercardiografia de acordo com a necessidade do caso.

De qualquer forma o tratamento, em grande parte dos casos, passa pela avaliação periódica, medicamentos e dieta.
O tratamento, em grande parte dos casos, passa pela avaliação periódica, medicamentos e dieta.

Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.

Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544

Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Amora a cadelinha se acidentou com uma motocicleta. Essa lutou pela vida!

Recebemos no dia 15 de Maio de 2015 uma cadela sem raça definida de nome: AMORA que havia sido atropelada por uma moto. O acidente provocou o arrancamento do osso frontal com exposição do interior do crânio, o animal estava apesar do trauma completamente consciente e conseguia andar mas bem devagar.

Após a avaliação clínica sugerimos o internamento para estabilizar o quadro e em seguida a restauração da área fraturada por meio de um implante com tela cirúrgica.

O proprietário havia optado pela eutanásia quando puxando a pele do alto da cabeça para trás visualizamos uma grande área de fratura dos ossos frontais alcançando também os ossos parietais parecendo que crânio havia sido rachado até o meio. Com dificuldade conseguimos convence-lo que poderia haver uma chance e ele concordou.

Após sutura óssea dos ossos do crânio, foi realizado o implante de tela cirúrgica com recobrimento posterior com o que restou de tecido subcutâneo e pele.

Após 35 a 45 dias da realização da cirurgia recebemos o vídeo do proprietário com a completa recuperação da cadela.



 



 AMORA no final da sutura de pele.

AMORA preparando para ir embora.

 AMORA recebeu alta e está indo
embora toda toda!



Médico Veterinário Responsável: Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544

Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Importância da castração de cães e gatos

A castração de cães e gatos é um recurso da medicina veterinária que possui diferentes objetivos. Um deles é o controle reprodutivo ou populacional.

Através deste procedimento adotado por muitas instituições públicas, é possível impedir que ninhadas indesejadas sejam geradas e muitas vezes abandonadas pelas ruas das cidades, gerando um problema para todos.

Outro motivo da castração diz respeito à própria saúde do animal, já que a intervenção nestes animais, especialmente as fêmeas antes do aparecimento do primeiro ciclo, pode reduzir praticamente a 0 as chances do aparecimento do câncer de mama na fase adulta devido a hormoniodependência dos ovários que é a causa preponderante da formação da neuplazia.

A castração torna os animais mais calmos o que evita fugas devido a ansiedade em animais confinados e por tanto reduz outros problemas como atropelamentos e brigas com animais de rua que por sua vez podem resultar em doenças contagiosas transmissíveis por contato.

No caso dos machos, a cirurgia, intitulada orquiectomia, é realizada por meio da retirada dos testículos.

Na fêmea a cirurgia é mais complexa pois exige a intervenção abdominal onde são retirados os dois ovários, o útero bem como em alguns casos boa parte da vagina. 

A cirurgia abdominais especialmente devem ser feitas com o correto pré operatório que inclui exame de laboratório, ultrassonografia que indicarão o estado atual da paciente no que diz respeito a sua integridade fisiológica ou alterações que indiquem infecção e mau funcionamento de órgãos vitais como fígado e rim nos quais são fundamentais para que seja feita a cirurgia com segurança e sem riscos.

O pós operatório é realizado com administração de antibióticos, antiflamatórios e analgésicos com retorno após 12 dias para retirada dos pontos.


Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.

Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544

Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG