Assim como os humanos, cães e gatos, principalmente os mais velhos, também podem ter hipertensão arterial. Os felinos recentemente tem sido diagnosticados com alterações cardiológicas importantes como hipertesão arterial que por sua vez em muitos casos tem como causa alterações hormonais como o hipertireoidismo.
Por ser uma doença silenciosa,a identificação da hipertensão bem como os fatores de risco, muitas vezes dependeram de exames periódicos realizados pelos médicos veterinários, que avaliarão o coração, vasos sanguíneos, cérebro, dentre outros órgãos. Como não é a rotina especialmente de criadores de gatos que historicamente não gostam de submeter seus animais a picadas de agulhas e exames de imagem alegando stress e sofrimento, por esse motivo também essas doenças tem crescido em frequência e infelizmente em gravidade de evolução, nos diagnósticos das clínicas veterinárias atualmente.
Alimentações desbalanceadas e nutricionalmente deficientes junto com o sedentarismo e a obesidade, além da hereditariedade, podem ser fatores importantes no surgimento da hipertensão arterial.
Para se constatar a hipertensão arterial utiliza-se a medição da Pressão arterial como feita em seres humanos além da eletrocardiografia e/ou ecodopplercardiografia de acordo com a necessidade do caso.
De qualquer forma o tratamento, em grande parte dos casos, passa pela avaliação periódica, medicamentos e dieta.
O tratamento, em grande parte dos casos, passa pela avaliação periódica, medicamentos e dieta.
Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.
Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544
Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG

Nenhum comentário:
Postar um comentário