Um cão ou uma ninhada podem ficar órfãos por motivos variados: rejeição, falecimento ou adoecimento da mãe após o parto.
Seja qual for o motivo, infelizmente muito comum nos dias de hoje, quem se deparar com uma situação deste tipo e se propuser a cuidar dos animais deverá saber de alguns procedimentos importantes com o intuito de suprir as necessidades dos filhotes.
Uma alternativa diante desta situação, referente à amamentação, seria encontrar uma mãe substituta e que esteja em período de lactação. Neste caso há o risco da “nova mãe” também rejeitar os animais, por não reconhecê-los como seus.
Outra opção é que o proprietário do animal faça as funções da mãe, no que diz respeito ao cuidado com a temperatura dos mesmos, deixando os animais aquecidos por meio de lâmpadas, além de massagear a região genital e o anuis pois a defecação e a capacidade de urinar do recem nascido não está ainda desenvolvida fato este que leva a constipação intestinal e retenção urinária. Essa massagem é ralizada pela lambidura constante da cadela em todos os filhotes promovendo a evacuação e eliminação da urina de todos os filhotes, que só assumem o controle dessas funções após o 12° ao 16° dia de vida. A massagem pode ser feita utilizando um pedaço de algodão umedecido em óleo mineral, em poucos segundos a urina e as fezes irão surgir naturalmente podem ser feitas de maneira economica utilizando leite de cabra ou da forma tradicional que seria através de sucedânios do leite da cadela ou da gata produzidos industrialmente só que com preço bem mais alto.
Estes são apenas alguns exemplos de ações e cuidados a serem tomadas a favor dos filhotes de cães e gatos, sendo que as orientações de um médico veterinário poderão fazer a diferença na criação destes animais, de forma que os mesmos cresçam de maneira saudável.
Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544
Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG

Nenhum comentário:
Postar um comentário