As drogas contraceptivas em cadelas e gatas em geral no nosso meio, são administradas infelizmente sem o conhecimento do período do ciclo estral que é o ciclo reprodutivo das fêmeas dos animais comparado ao ciclo menstrual das mulheres. A maioria dessas fêmeas são levadas à Casas de Ração e Pet Shops onde contraceptivos injetáveis são vendidos e aplicados no local indiscriminadamente não levando em consideração em qual fase do ciclo esse animal está no momento da aplicação e muito menos alertando ao proprietário dos graves riscos inerentes a estas drogas principalmente se aplicadas na época errada. E mesmo assim a maioria esmagadora dos veterinários, e nós também, não recomendaria em qualquer época do ciclo e sim indicaria a castração da cadela ou gata.
Assim sendo essas aplicações dessas drogas juntamente com a falta de informação dos proprietários sobre os efeitos colaterais dos progestágenos sintéticos mesmo nas épocas corretas para seu uso para evitar a gravidez indesejada, tem levado a um número sempre crescente de animais à mesa de cirurgia para a retirada de tumores mamários e a retirada do útero das fêmeas medicadas com estas drogas.
O Acetato de medroxiprogesterona um progestágeno sintético de longa duração que produz maiores efeitos colaterais nas cadelas que nas gatas que são mais resistentes, leva também à inibição da imunidade uterina que predispõe à piometra, à proliferação das glândulas do endométrio que é o tecido de revestimento interno do útero com a formação de hiperplasia cística do endométrio que é a base também da formação da piometra que se caracteriza por acumulo de líquido uterino com pus.
Além disso há dados na literatura que indicam a capacidade dessas drogas de indução da diabetes (efeito diabetogênico) e de mal formação fetal (efeito teratogênico). Alguns trabalhos citam risco aumentado de formação de tumores mamários benignos em cadelas e nas gatas de tumores benignos e malignos. Outra alteração em felinos seria a hiperplasia mamaria benigna doença comum em gatas que recebem progestágenos sintéticos.
A gatinha quando chegou no Hospital Veterinário Betim
Se recuperando muito bem!
Olha que fofinha, já quer ir embora!
Procure seu veterinário e consulte os seus bichinhos regularmente. Atendemos 24H.
Dr. Dilton Trivelli - CRMV-MG 1544
Telefone: 3532-4684 / 3511-6033 / 99909-6257
Rua do Rosário, n° 1080 - B. Horto - Betim MG





Nenhum comentário:
Postar um comentário